sábado, 27 de janeiro de 2007

A informação eletrônica muda os paradigaams da educaçâo

O saber na pós-modernidade é muito relativo, pois o saber vem de novas formas de acesso à informação. O jovem ou o adulto ao navegar por hiperdocumentos, procura ou busca informação através de instrumentos de mecanismo de knowwbots ou softwre e com isto adquire novas formas de raciocínio e de conhecimento é um coonhecimento que não advém nem da dedução lógica nem da indução.

Assim há uma fluição do saber, é o saber-fluxo, daí a inteligência individual e coletiva mudam os paradigmas da educação e consequntemente os da formação. O aprender não pode mais ser planejado e nem definido, pois o aprendizado é multifacetado, porque as competencias com seus perfis devem ser plurais. Os espaços de imagens de conhecimentos emergentes devem ser abertos, continuos, em fluxos , não lineares, para que as múltipla informações dos discentes tenham espaço e sejaam discutidos e validados dentro do contexto escpolar.

Quanto a educação à distância, o professor deve animar a inteligência coletiva de seus grupos de discentes animando-os a pesquisar na hipermídia, as redes de comunicação interativas e a todos os meios de comunicação de tecnologias intelectuais da cibercultura.

Quanto a rede pública de ensino, devem orientar os percursos individuais no saber e de contribuir para o conhecimento dos conjuntos de saberes pertencentes às pessoas, incluíndo os saberes não acadêmico. Caso as universidades organizassem as comunidades entre indivíduos e empregsados e recusos de aprendiagem diversos contribuiriam no futuro para um novo devir daeconomia da aprendiagem.

A inclusão de saberes através da informação eletrônica se fa mister em todos os campos da educação desde a primária à secundária.

Percebemos dentro dessa contextualização a necessidade da inclusão digital a toda a sociedade, pois se trata de atualizar e educar virtualmente todos os segmentos social. Poderiamos ter uma alfabetizaçao digital para os segmentos mais emergentes ou periférico. Apesar da inclusão social não ser a solução, pois a palavra inclusão na sua semãntica ser muiito complexa, e também só existe inclusão porque há exclusão, mas é a ferramenta que temos pornquanto. Podeira até se produir um projeto de inclusão digital para todas as comunidades. Essa é a nossa sugestão.

Esse texto está inacabado , aberto as várias discussões , crítica e comentário.

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Jonathas,
sempre que vc utiliza as idéias ou faz a síntese de outros autores, eles devem estar devidamente referenciados, de acordo com as normas da ABNT. Um abraço