sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Pós-modernidade e a trsnsição dos paradigmas.

Os novos paradigmas rompem com os antigos afazeres nas ações da educação. Essa crise inicia nos idos dfe 1950, pós segunda guerra. A preocupação não é mais racional, pois o "Eu" era racional, indivisivel e soberano, como disse Descarte "Cogito,ergo sum" Penso, logo existo"
e sim com a perspectiva de um mundo fragmentado, multifacetado. O "Eu" é uma evolução do científico e o social, talvez possamos dizer. que esse eu seja produto de uma vivência de um ollhar que ressignifique o mundo com suas transformações tecnológicas de muitas informações e de múltiplas imagens. O cientista deixa de ser o centro e outros segmentos passam a ser discutidos, por exemplo, o movimento feminista, os direitos humanos, o movimento negro. Daí temos uma uma nova cosmo visão. Visto que o ciberispaço suporta tecnologias intelectuai9s que aplicam e interiorizam e modificam funções cognitivas humanas.
Nos anos 80 começa a vivência da ruina, aparece calderões dos sem tetos , dos favelados, dos desempregaados, mesmo perto das mnsões de luxo é, pois, a concretização da crise anunciada anteriormente. Nesse contexo o diplona superior não é a garantia de emprego certo,começa também a violência. Nos fin do século XX e iniicio do século XXI o conhcimento cietífico e as concições sociais mostram a nova cosmovisão, não é mais a era dos cientistas trancados em seus laboratórios, e o eu não é só falado pelos cientistas, mas também pelas redes sociais. Essa nova cosmo visão, não tem um nome dedfinitivo, uns chamam de pós-modernidade, ooutros de modernidade.
Sabemos que a produção do conhecimento científico individual moderno sede lugara coletivo pós-modernidade. Os aradigmas da modernidade são a luz da qual tiveram organizados, nâo apenas o sistema formal de educação, mas todos outros sistemas hoje vigente, por exemplo, políticos, sociais, econômico, culturais, talve estejam fadados ao desaparecimento e tomado por errado e inadequado, perante os novos paradigmas da pós-modernidade ou por este período de transição, que apesar de estar em volga, ainda deixa incertezas, pois ainda não se definiram.

Claro que não se opode desfaer como um passo de mágica uma cultura que predomina a séculos, é como desaparecer uma tradição como se fosse um relâmpago. como diria, Gildens, Uma ordem pós-tradicional não é aquela onde a tradição modifica seu "status". Nela as tradições devem explicar-se a abrir ao questionamento ou ao debate (Gildens, 1994,p.ll).

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